Escrito por Ivandilson Miranda Silva
Seg, 20 de Abril de 2009
22 de abril de 1500, data que oficialmente marca a fundação do Brasil. Neste período, os portugueses ocupam o território cercado por Pau-Brasil, riquezas naturais, belos animais e os povos originais (popularmente chamados de índios).
O 22 de abril não é comemorado nacionalmente porque, nesta data, a sociedade reflete sobre o surgimento desse país, dessa nação. Somos fruto de uma "mistura", um encontro conflituoso entre três grupos étnicos (indígenas, africanos e portugueses) que solidificaram o nosso Ethos e o nosso Modus vivendi.
Quem pensa que o processo foi harmônico se engana. O colonizador (o português) aprisionou indígenas, escravizou africanos, impôs seu jeito, sua língua, sua religião, mas houve muita resistência e revolta.
Ao longo desses 509 anos foram intensos os conflitos e lutas pela libertação, pela dignidade e pela democracia na nossa nação. Confederação dos Tamoios - revolta indígena, Rio de Janeiro (1556-1567) ,Guerra dos Aimorés - índios contra luso-brasileiros, Bahia (1555-1673) Guerra dos Potiguares - índios contra luso-brasileiros, Paraíba e Rio Grande do Norte (1586-1599) , Levante dos Malês em 1835 em Salvador, Revolta de Búzios ou Conjuração Baiana de 1798, Guerra de Palmares de 1690 a 1695 na serra da Barriga, região hoje pertencente ao estado de Alagoas.
São estes e outros conflitos e lutas que demonstram que o nosso país ainda é um espaço em plena ebulição, uma atmosfera de contrastes, preconceitos, riquezas e pontencialdades.
Não temos o que comemorar, mas a pergunta ainda persiste: Invenção, achamento, conquista, descoberta ou invasão?
http://www.textolivre.com.br/livre/15949-brasil-invencao-achamento-conquista-descoberta-ou-invasao
E você descobriu esse Brasil?
3 comentários:
Meninos
Muito interessante o trabalho.
Parabéns!!!!!!!!!!
Marisa
"Achamento" ou "descobrimento"
Relacionar os dois termos, respectivamente com as teses do acaso e da intencionalidade ao estudarmos a chegada ao Brasil por parte dos portugueses em 1500.
Vocês estão de parabéns!!!
Abraços,
Anair
A contribuição de diferentes povos e etnias tem que ser aceita como cultura diferente mas não como alguma coisa que remeta à inferioridade - isso é um absurdo para os moldes da mentalidade contemporânea- precisamos, como educadores desconstruir essa ideia! E a questão da INTECIONALIDADE versus OCASIONALIDADE na chegada ao Brasil? Bastante questionável, com certeza, visto que Cabral chegou à terra de Pindorama ( nome dado ao Brasil pelos indígenas) em 1500, 8 anos depois de ter assinado o tratado de Tordesilhas com a Espanha em 1492, e mais interessante é que não quiseram assinar o tratado de Intercoetera que não chegava às terras que hoje seria o Brasil. De alguma forma imaginavam existir terras a oeste e mais ao sul, no mínimo!Existem sondagens que dão conta de que viagens feitas por navegantes induzissem a essa ideia!
Anair muito obrigado pela contribuição!
Postar um comentário