Cidadania in foco

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Escola Anísio José Moreira é destaque no Parlamento Jovem Paulista

Mais um Aluno de Escola de Mirassol vai ao Parlamento Jovem Paulista em 2010



















    
Acontece neste ano de 2010 a 12a edição do PJP. Neste ano participam alunos do Ensino Fundamental   já  que se  alterna Ensino fundamental em um ano e Ensino Médio no outro.Encampar o referido projeto é uma oportunidade imperdível de articular educação e participação política e social.  Vale a pena participar!
     Todas as informações de como começou, de como participar,  montar um projeto e a  lista dos classificadfos deste ano estão no site da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: http://www.al.sp.gov.br/ link Parlamento Jovem Paulista

CRONOGRAMA 2010
Para Ensino Fundamental

Entrega de projetos: de 1 a 10 de setembro

Divulgação dos 94 deputados jovens: 18 de outubro

Recepção e Sessão Plenária: 4 e 5 de novembro
Fotos na Assembléia Legislativa de São Paulo

Momentos registrados em 2005, 2007 e 2008

































     












Gabriel Alves Pereira - 8a Série 2010  A bola da vez! Parabéns!!!


Escola Anísio José Moreira de Mirassol é destaque no Parlamento Jovem Paulista

     A escola Anísio José Moreira participa do PJP desde 2005 com o objetivo de incentivar/promover a participação social e política dos seus alunos. Ideia esta encampada pela coordenação e por este que redige o texto. Acreditamos que a participação do aluno faz com que ele enxergue a política como meio de promover benefícios para a sociedade como um todo. Ainda mais em um momento em que o coronelismo vem à baila, isso mesmo, o coronelismo!, não como na década de 20,  mas o coronelismo eletrônico que manipula através dos meios de comunicação de massa. É necessário entender os meandros da política para que nos armemos para podermos eleger parlamentares que realmente defendam os interesses sociais sem corporativismos! Essa conscientização tem que ser desenvolvida na escola que  passando a  ver o aluno como um ser em ascensão crescente rumo ao papel transformador em uma sociedade dinâmica mas que precisa garantir aos seus cidadãos o grau mínimo de dignidade!
      A referida escola teve projetos escolhidos no ano de 2005  no Partido da Educação que sugeria atividades extracurriculares para pré- vestibulandos, já que a aluna Ana Lara enxergava a dificuldade que os alunos de escola pública enfrentava para superar as defasagens nos conteúdos dos vestibulares se comparado às escolas particulares. A aluna passou na Unesp - Rio Preto em letras, desenvolveu um projeto sobre o ENEM, terminou o curso, esta trabalhando com educação e fazendo mestrado em linguistica também pela Unesp - Rio Claro; em 2007 o aluno Lucas Marques no Partido da Natureza  defendia a criação  de reserva florestal em todos os Municípios do Estado de São Paulo tomando por base o descaso com a questão ambiental em uma área de remanescência da mata Atlântica localizada no seu  município,  está cursando 3o ano de Física, na UEL; em 2008 o aluno Heitor Fidelis sugere no Partido da Educação a extensão do Projeto “Escola de Tempo Integral” a todas unidades de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo já que entendia essa modalidade como aquela que beneficia um número muito grande de alunos de pais que trabalham fora apontando a solução  deixar na escola onde, além de estarem bem alimentados teriam  atividades educativas diferenciadas  no período da tarde.
           Neste ano de 2010 mais um aluno da Escola teve seu Projeto de Lei escolhido  pela  Alesp entre os  94 de todo o  Estado de São Paulo, é o aluno Gabriel Alves Pereira da 8a série. O aluno defende no Partido da Saúde a ideia do atendimento ambulatorial médico em escolas do Estado de São Paulo por um médico plantonista para que recebam  encaminhamento para especialistas: fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. Diz o aluno que os problemas com o desenvolvimento da crinça e adolescente, e principalmente na puberdade são muitos e acabam refletindo no processo de ensino-aprendizagem. Gabrel justifica seu projeto da seguinte maneira: "No processo de ensino aprendizagem é primordial que se busquem mecanismos que favoreçam o desenvolvimento pleno, integral de crianças e jovens; desse modo, um olhar atento à saúde dos estudantes é necessário e urgente, a fim de que ocorra um atendimento e um acompanhamento dos problemas de saúde que interferem na aprendizagem. Por isso é muito importante que cada unidade escolar tenha um médico plantonista que constitua como suporte necessário para que os alunos possam ter atendimento personalizado, o que colaboraria para que e otimizassem as potencialidades e o desenvolvimento humano dos alunos".
Parabéns aos alunos da escola Anísio, mesmo aqueles que concorreram e não tiveram seusa projetos escolhiodos mas que colaboraram com todo o processo e com o strabalho desenvolvido pelo professor, aos professores que de uma forma ou de outra contribuiram para o processo também, notadamente as coordenadoras, àqueles que participaram da bancada para escolha do projeto e principalmente ao professor Edmilson Dezan pelo sempre incansável apoio.

                                                                                                                                              Professor Sílvio Aparecido Casagrande



Projeto de Lei  nº 82, de2010


Partido da Saúde


Dispõe sobre o atendimento médico ambulatorial em escolas da rede pública de ensino.

O Parlamento Jovem Paulista decreta:

Artigo 1º – Todos os alunos da rede pública estadual de ensino deverão desfrutar de atendimento médico e ambulatorial (com médico plantonista)

§ 1º – O atendimento será feito em ambulatório que funcione na própria escola em que estudam.

§ 2º – Após a consulta médica, os alunos poderão ser encaminhados para especialistas da área da saúde, como fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos.

Artigo 2º – Cada aluno deverá preencher uma ficha cadastral, juntamente com os pais ou responsáveis, para que o médico possa fazer o diagnóstico das prioridades de atendimento de cada estudante.

Artigo 3º – O médico fará o acompanhamento de eventuais casos de obesidade, e acompanhará o desenvolvimento do corpo dos alunos, principalmente na puberdade.

Artigo 4º – O médico plantonista poderá fazer palestras e campanhas de prevenção e conscientização relacionadas à saúde do corpo e da mente.

Artigo 5º – As despesas decorrentes da execução da desta lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 6º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
Justificativa


No processo de ensino e aprendizagem, é primordial que se busquem mecanismos que favoreçam o desenvolvimento pleno de crianças e jovens; desse modo, um olhar atento à saúde dos estudantes é necessário e urgente, a fim de que ocorra um atendimento e um acompanhamento dos problemas de saúde que interferem na aprendizagem. Por isso é muito importante que cada unidade escolar tenha um médico plantonista que se constitua como suporte necessário para que os alunos possam ter atendimento personalizado, o que colaboraria para que se otimizassem as potencialidades e o desenvolvimento humano dos alunos.

GABRIEL ALVES PEREIRA

EE ANISIO JOSE MOREIRA

MIRASSOL

 
 
Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/web/parlam_jovem/2010/Projetos_Lei_2010.pdf

2 comentários:

Felipe disse...

Fatos comprovam! Não é qualquer moinho que derruba a grandeza dessa escola e o brilho das pessoas que a compõem!

Prof.Sílvio disse...

Felipe,

É. Mas são alunos como vc que fazem a escola trazer troféus e regozijo, apesar de todos os percalços pelo qual a educação passa! Vc vai ter muito sucesso, agarre as oportunidades que aparecerem sempre! Muito obrigado por tudo!

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