Cidadania in foco

domingo, 18 de março de 2012

Linguagem poética e a história

Música das mais tocadas da década de 80: linda!Fala do papel sedutor da mulher!




História e tragédia na linguagem cinematogtáfica pode ganhar ares de romance!


A guerra de Tróia


A disputa pelas terras vizinhas do Mar Negro, ricas em minérios e trigo, deu origem à guerra entre gregos e troianos. Segundo a lenda, a causa da luta foi o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Amicléia, futura Esparta, pelo príncipe troiano Paris. Os principais guerreiros gregos foram:
- Aquiles, rei dos Mirmidões, filho de Peleu e Tétis. Quando nasceu, foi mergulhado nas águas do Estígio, tornando-se invulnerável, exceto no calcanhar, por onde sua mãe o segurou. Matou Heitor para vingar a morte de Pátroclo. Foi morto por Paris.
- Agamenon, rei de Micenas, filho de Atreu e irmão de Menelau.
- Foi chefe da esquadra grega que assediou Tróia. Sacrificou sua filha Ifigênia para apaziguar o ressentimento de Diana, fazer cessar os ventos contrários e assim assegurar o êxito na guerra. Quando voltou da guerra, foi assassinado por sua mulher Clitemnestra e por Egisto. Seu filho Orestes vingou sua morte.
- Pátroclo, amigo de Aquiles, que foi morto por Heitor.
- Ájax, rei de Salamina, que enlouqueceu após ser vencido Ulisses na contenda a respeito das armas de Aquiles. Trucidou os rebanhos gregos e suicidou-se.
- Ájax, rei da Lócrida, que naufragou ao regressar da guerra e refugiou-se num rochedo, de onde ameaçou o céu e foi tragado pelas águas.
- Ulisses, em grego Odisseu, rei de Ítaca, marido de Penélope e pai de Telêmaco que foi um dos principais do cerco de Tróia. Depois da destruição de Tróia, perseguido por Posséidon (Netuno), deus do mar, vagou durante dês anos pelos mares. Quando regressou, matou os pretendentes de sua fiel esposa.
- Epeu, construtor do gigantesco cavalo de madeira abandonado diante de Tróia com alguns homens no seu bojo, que foi recolhido pelos troianos, julgando-o um presente.


Filme: Helena de Tróia




Filme: Tróia

Nenhum comentário:

Postar um comentário