Cidadania in foco

domingo, 12 de agosto de 2012

Parlamento Jovem Paulista 2012

O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tendo como deputado que encampou a ideia Cesar Callegari e tem com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de Sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder LegislatiAcontece neste ano de 2012 a 14a edição do PJP. Neste ano participam alunos do Ensino Fundamental   já  que se  alterna Ensino fundamental em um ano e Ensino Médio no outro.Encampar o referido projeto é uma oportunidade imperdível de articular educação e participação política e social.  Vale a pena participar!
     Todas as informações de como começou, de como participar,  montar um projeto e a  lista dos classificadfos deste ano estão no site da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: http://www.al.sp.gov.br/

Nós educadores, acreditamos que a participação do aluno faz com que ele enxergue a política como meio de promover benefícios para a sociedade como um todo. Ainda mais em um momento em que o coronelismo vem à baila, isso mesmo, o coronelismo!, não como na década de 20,  mas o coronelismo eletrônico que manipula através dos meios de comunicação de massa. É necessário entender os meandros da política para que nos armemos para podermos eleger parlamentares que realmente defendam os interesses sociais sem corporativismos! Essa conscientização tem que ser desenvolvida na escola que  passando a  ver o aluno como um ser em ascensão crescente rumo ao papel transformador em uma sociedade dinâmica mas que precisa garantir aos seus cidadãos o grau mínimo de dignidade!

por autor do blog




Cronograma de atividades para o ano de 2012:
1 a 14/setembro: entrega dos p rojetos
22 /outub ro: divulgação dos 94 deputados jovens
8 e 9/novembro : recepção e Sessão Plenária

No Parlamento Jovem os candidatos terão que escolher um Partido para
elaborar seus projetos e para se inscrever. Os Partidos são temáticos.
O candidato deverá escolher entre 12 Partidos:
Partido da Agricultura
Partido dos Direitos Humanos
Partido dos Esportes
Partido da Cultura
Partido do Emprego
Partido da Natureza
Partido da Educação
Partido da Habitação
Partido da Defesa do Consumidor
Partido da Juventude
Partido da Segurança Pública
Partido da Saúde

Critérios para a Seleção dos Projetos de Lei
• Respeito ao formato de projeto de lei, conforme instruções do manual constante do site da alesp
http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/menuitem.0f90aee4d5d22539c44381a3f20041ca/?vgnextoid=4b15671976067110VgnVCM100000590014acRCRD (2 pontos)

• Pertinência em relação ao tema do Partido (critério eliminatório)

• Originalidade (3 pontos)

• Exequibilidade (1 ponto)








Momentos registrados de 2005 a 2011>





     






















Nenhum comentário:

Postar um comentário