(Base teórica, origem e embasamento legal)
A Educação de Jovens e Adultos, já se chamou Madureza, Suplência, Supletivo, Alfabetização, entre outros nomes.Era uma modalidade de ensino assumida por voluntários ou mesmo por docentes que usavam os mesmos procedimentos ministrados para crianças e adolescentes. Ao ser instituído o Parecer nº 11/2000 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que regulamentou a Educação de Jovens e de Adultos, foi estabelecido o perfil diferenciado desses alunos. Eles devem ser tratados como tais e não como extensão de crianças e de adolescentes.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), parte do princípio de que a constituição de uma educação básica deve ser voltada para a cidadania. Essa construção não se resolve apenas garantindo a viabilização de vagas, mas principalmente oferecendo-se um ensino de qualidade, oferecido por professores aptos a congregar em seu trabalho as inovações nas distintas áreas de conhecimento e de incorporar as mudanças sociais e a suas consequências na esfera escolar. Hoje, a EJA é uma modalidade de ensino e componente constitutivo da Educação Básica e não mais um subsistema de ensino, com funções: reparadora e qualificadora, obedecendo a princípios de equidade, diferença e proporção.
As escolas que possuem o curso de Educação de Jovens e Adultos devem oferecer aos educandos a probabilidade de ampliar as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de aumentar a consciência em relação à interação com o mundo, desenvolvendo a capacidade de participação social, no exercício da cidadania. Ao estabelecer o ato criativo, o ensino da Arte representa–se como indispensável no universo da Educação de Jovens e Adultos, visto que, o conhecimento tem uma atitude de busca de sentido, criação, inovação. Basicamente, por seu ato criador, as formas de conhecimento humano, ou suas vinculações, faz com que o indivíduo ao organizar sua vida considere os desafios que dela procedem, em um invariável processo de modificação de si e da realidade que o cerca desenvolvendo atitudes de responsabilidade, compromisso, crítica, e conceitos de seus direitos e deveres.
Na Educação de jovens e adultos busca-se o acesso da aprendizagem significativa integrada efetivamente à organização dos conhecimentos dos alunos e não exclusivamente a informação adquirida por memorização, pois, atualmente o enfoque é dado na aprendizagem e não no ensino. O conhecimento real tem por base aprendizagens anteriores, que são transformadas, expandidas ou recriadas através da aquisição de novas informações e de novas ponderações sobre um conceito. Há necessidade de escolher temas e problemas relevantes para os alunos, de modo que eles sejam seduzidos a refletir sobre os seus próprios pontos de vista, buscando enfatizar a cultura popular, a religião, os meios de comunicação e principalmente, a história de vida do indivíduo, estabelecendo a importância do sujeito histórico dentro da sociedade.
A educação de Jovens e adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça. (Declaração de Hamburgo sobre a EJA)
A educação básica de jovens e adultos de qualidade exige um compromisso com o trabalho em equipe, com a inovação pedagógica, sensibilidade com a heterogeneidade, e organizado ao diálogo democrático e à convivência plural.
Amélia Hamze (Profª FEB/CETEC ISEB/FISO)
Disponível em Política Educacional - Educador - Brasil Escola
http://www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/a-construcao-uma-educacao-basica.htm 25/11/2012 15h22
Educação de Jovens e Adultos - Mirassol
As escolas estaduais de Mirassol EE "Anísio José Moreira" e EE "Prof. Edmur Neves" oferecem esta modalidade de ensino no ciclo II do Ensino fundamental e também Ensino Médio e a EFEI "Prof. Lauro Rocha" oferece a modalidade para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Esta modalidade de Ensino tem como objetivo fundamental democratizar o ensino público oferecendo oportunidade de acesso a escolaridade para os que não tiveram acesso em idade própria.
Abaixo fotos de uma atividade pedagógica de pesquisa sobre a "Construção histórica e a ideologia no insconsciente popular" com utilização das TICs na EE "Anísio José Moreira".
2 comentários:
Nós adoramos a nossa Escola e os amigos que aqui fizemos! Adoramos também encher a paciência da "Executiva"(nossa querida colega de classe).
João Flávio, Olinda e Davi
E nós da equipe da Escola temos muito prazwe em tê-los conosco!
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