Este blog foi criado com a pretensão de despertar nas pessoas, o compromisso, o respeito e os valores éticos e morais na diversidade. É necessário refletir sobre esses valores, para que as diferenças sejam respeitadas cada vez mais e a convivência aconteça de forma verdadeiramente democrática.
terça-feira, 23 de julho de 2013
Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro - Brasil
A imprensa internacional tem se focado nos pontos negativos como os manifestos ou os tumultos que ocorreram no período em que o papa esteve no Brasil; mesmo que, felizmente, não estivessem ocorrido próximo a ele; mas, nada disso vai apagar a comoção provocada aos jovens de todos os cantos do mundo presentes no evento nestes dias e ao povo do país todo que acompanhou pela televisão. Independente das concepções filosóficas, dos erros que as Igrejas cometeram, sejam elas de qualquer denominação, inclusive a Igreja Católica Apostólica Romana, é inegável a importância da religião na vida dos jovens na construção de uma identidade forjada na alteridade, na caridade, na solidariedade e amor incondicional ao seu próximo ainda mais em um mundo onde a violência e as drogas tem desintegrado famílias e provocado um caos social. Em um país que em em sua constituição prima pelo preceito do respeito a igualdade independente de sexo,raça, credo religioso ou pensamento filosófico devemos considerar as diferenças e aceitar o outro independente da escolha ou pensamento de cada um ou de cada grupo. Neste sentido acredito que movimentos como este tem o papel de preparar indivíduos para uma sociedade mais solidária e humana.
História da Igreja e dos papas
A trajetória da mais antiga instituição na Terra, a Igreja Católica, confunde-se com a própria história humana, e seu líder - Papa, Bispo de Roma, Supremo Pontífice, entre outros nomes - é um de seus principais protagonistas. Entre santos e pecadores, mais de 260 homens estiveram à frente da Igreja, desde seus tempos de clandestinidade, durante o império romano, até os conectados e globalizados dias de hoje.
Como surgiu o primeiro papa?
Para a igreja católica, o papa é o representante direto de São Pedro, apóstolo que, de acordo com a fé católica, foi nomeado por Jesus Cristo como sendo o “pastor” e a “pedra” da instituição. Com base nesse contexto, a figura do papa surgiu para ser um sucessor de Pedro, enquanto os bispos simbolizam os apóstolos.Embora os católicos considerem Pedro como tendo sido o primeiro papa da história, é de se notar o fato de que ele nunca usou tal título. Esse termo passou a ser usado, no contexto da igreja, durante o século III, e era empregado no tratamento a qualquer bispo do ocidente. Apenas no século VI é que o título passou a ser usado para especificar exclusivamente o bispo de Roma.
O que faz um papa?
A função do papa é a de nomear cardeais e bispos, chefiar encontros regionais de bispos na Itália, intervir em questões judiciais e executivas, canonizar santos, transmitir mensagens do cristianismo, criar dioceses etc.
O papa é o líder mundial da igreja católica e, portanto, sendo também o bispo de Roma e o chefe de estado da cidade do vaticano.
Baseado em http://www.megacurioso.com.br/acontecimentos-historicos/35870-a-historia-dos-papas-nomes-comandos-e-outros-fatos.htm disponível em 23/07/2013 22h:00
História da Jornada Mundial da Juventude
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro - Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 acontece de 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.
Algumas fotos do evento:(via internet)
22 de julho - Momentos antes do desembarque do papa Francisco para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, já estava tomado pelas forças de segurança do Estado
Foto oficial do papa com a presidenta Dilma Roussef do Brasil
Palco montado para o evento
Papa recepcionado pela presidenta Dilma Roussef
Passeio do Papa no papamóvel pelas ruas do Rio de Janeiro
Uma multidão toma conta do Rio de Janeiro
Um comentário:
Ãbençoado aquele que vem em nome do Senhor! O Brasil pode ter esperança na paz se seguir o exemplo do Santo Padre!
Postar um comentário