![](http://4.bp.blogspot.com/-tRyCABs_-hg/TiEZWvW-ZRI/AAAAAAAABHs/NKNyEmU-UX8/s400/dia-do-homem-2.jpg)
![](http://3.bp.blogspot.com/-bsqMcOG383w/TiEZMz58ryI/AAAAAAAABHk/0wP6bmvEbu0/s400/meias-coloridas.jpg)
O Dia Internacional do Homem é uma data celebrada oficialmente em vários países, em ocasiões diferentes. No Brasil, comemora-se em 15 de Julho. O dia foi criado há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e as comemorações foram iniciadas em Trinidad e Tobago, em 19 de novembro de 1999, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. Os objetivos principais da criação do Dia Internacional do Homem são melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), promover a igualdade entre os gêneros, e destacar os papéis positivos desempenhados pelos homens.
Os países que comemoram a data são Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Brasil (com destaque para Manaus e São Paulo, esta última promovendo ações de saúde), Reino Unido e Malta. O Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, originou-se a partir de um movimento histórico liderado por mulheres pela redução da jornada de trabalho, em 1857. Já o porquê de 15 de julho ter sido eleito para a celebração masculina no Brasil é um mistério. A hipótese é de que algumas datas teriam sido sugeridas e a que acabou emplacando foi essa.
O comércio tenta emplacar o Dia do Homem como uma data voltada para o consumidor fazer compras. Em 2010, por exemplo, uma rede de cosméticos realiza uma campanha publicitária alusiva ao dia e dedicou o lançamento de um de seus produtos a ele.
Do Correio Braziliense - contibuição Anair
Nenhum comentário:
Postar um comentário