Cidadania in foco

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reflexão: Exercite a GENTILEZA!



Nos tempos atuais, onde a correria do dia a dia faz com que pensemos sempre em nós mesmos, é bom refletir para uma virtude que anda meio esquecida: a gentileza.
Sempre digo em minhas conversas com os alunos o prazer que provoca para quem dá e recebe gentilezas, mas, me lembrei disso e resolvi registrar em depoimento esse sentimento por ocasiãode um passeio por uma cidade que não conhecia, frequentei lugares onde esta virtude era celebrada: a universidade onde o trabalhador com o enxadão cavando o solo duro fazia questão de cunprimentar com um sorriso nos lábios; as atendentes, as professoras, o pessoal da cantina, o motorista do ônibus também sempre solicitos e cordiais, enfim, quando terminou o dia, que, apeasr de cansativo e atribulado, foi maravilhoso, a vivência me deixou extasiado e com desejo de propagar ainda com mais fervor a ideia da gentileza.
Praticar a gentileza é exercitar a cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento. Tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência bem como denota elevação moral.
Sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidos e impermeáveis às boas maneiras.
A gentileza depende do hábito. Comece hoje a cultivá-la. Há muitas maneiras de adquirir esse hábito mas precisa ter disciplina e força de vontade.
Devemos ser gentis com os superiores, mas muitas vezes esquecemos de sermos gentis com os subalternos ou com os familiares e amigos próximos, justamente àqueles com quem teríamos que exercitar a conduta social sadia.
Podemos ser gentis no trânsito, com os transeuntes, em casa, no trabalho, em todos os lugares.
É cada vez mais raro ver as pessoas praticando gentilezas como ajudar idosos, ou qualquer outra pessoa que esteja aflita,necessitada ou simplesmente .... por pura gentileza!
As pessoas normalmente argumentam não terem tempo, mas o tempo é a gente que faz, que disponibiliza. Às vezes passamos horas horas à frente da televisão e dizemos não termos tempo para agradecer um e-mail, um convite ou um favor recebido.
"Muito obrigado", "por favor", "está ótimo o seu café", "bom dia", "boa tarde", "desculpe", são expressões que estão se ouvindo cada vez menos.
A pessoa gentil tem paciência no ouvir as pessoas, mesmo quando aquela conversa não lhe diz muito, mas confortar o coração do outro também nos traz paz, experimentando se descobre isso.
Nosso teste diário é feito com os familiares. No tom de voz, no tempo que lhes damos, nas pequenas atitudes para com o cônjuge, seja oferecendo-se um dia para ajudar em algo, ou surpreendê-lo com um convite para jantar fora ou para ir ao cinema.
Na escola que junto com a família ajuda a formar no indivíduo a civilidade e a moral é um lugar adequado também para disciplinar o exercício da gentileza!
Tratar a todos com respeito, cordialidade, sempre com um "por favor", "obrigado", "que ótimo", "fico feliz por você", já é um bom começo. Ser gentil é prazeiroso e, "quanto mais gentil mais elevado é o espírito", princípio este de, nada menos do que Chico Xavier!

Sílvio Aparecido Casagrande

2 comentários:

Vânia Doeler disse...

"quanto mais gentil mais elevado é o espírito",
Sílvio
Chico Xavier tem razão.(TEM porque ele continua vivo)
O exercício da gentileza é um caminho para a ascensão que almejamos, não por orgulho,mas por que ela representa o reino de Deus, um reino onde a gentileza predomina.
Bom dia
Vânia

Prof.Sílvio disse...

Bom dia, Vânia! Concordo com vc! Gentileza, carinho e amor são atos que estão diretamente ligados a Deus!

Postar um comentário