Cidadania in foco

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CONAE 2014 - A II Conferência Intermunicipal de Educação de São José do Rio Preto


Foi realizada nos dias 26 e 27 de Junho no Ipê Parque Hotel a II Conferência Intermunicipal de Educação onde estiveram presentes representantes dos trabalhadores em Educação de toda a região. Vários municípios da região estudaram e propuseram direcionamentos para a construção dos pontos resultantes destas discussões na intemunicipal que será levada para a fase Estadual e posteriormente para a fase Nacional da conferência que resultará em um documento norteador das políticas públicas para educação e construído democraticamente. Os temas de estudo foram divididos em sete eixos nos municípios e encaminhados para ser discutido com os outros municípios nets intermunicipal. Nesta Conferência os eixos foram discutidos em plenária por grupos que colocaram no fechamento para todos os presentes.Foi feita a leitura e a votação de emendas de cada eixo e eleição dos delegados de cada segmento para a Conferência Estadual de Educação.

A II Conferência Intermunicipal de Educação teve como tema principal O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular:Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, que foi discutido nos seguintes eixos:

I- O plano Nacional de Educa,cão e o sistema de educação: organização e regulação.
II- Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
III- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia,saúde.
IV- Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
V - Gestão democrática, participação popular e controle social.
VI- Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
VII- Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Destaque para o eixo VI

Palestrante: Prof. José Luis Dorisso - SEE-SP
Coordenadora: Maria Denise Guedes - Unesp/SJRP
Relatores: Léia Rodrigues de Souza - Unesp/SJRP e Jean Batista de Oliveira - SME SJRP

Excelente palestra onde o professor abordou a questão dos modismos das perpectivas de teorias pedagógicas que funcionam como fator de alienação do profissional da educação; condições de trabalho no Estado de São Paulo como imposição de material didático, perda do poder do Conselho de Escola e recuo da democracia na escola,Funções designadas para gestores sem consulta dos professores, Novo modelo de escola e assédio moral para aceitação do modelo; com relação ao salário o acúmulo de perdas salariais e plano de reposição de perdas passadas com acúmulo de novas perdas.

A partir de intervenções de profissionais da educação e representantes do segmento sindical presentes houve um enriquecimento ainda maior para os presentes. Houve ampla discussão sobre a necessidade de agregar aos direitos dos profissionais e trabalhadores da educação salário justo, plano de carreira e condições de trabalho dignas além da formação inicial adequada para a qualificação dos professores para iniciar o processo educativo das crianças e adolescentes de forma competente; alerta para que professores não sejam meros apostiladores que repicam interesses do governo e que o caminho para a gestão democrática com a elaboração da PPP.

PS: Material da SEE, da 7a série recomenda que não se trabalhe a diferenciação das colônias de povoamento e exploração porque é um assunto superado, superado por quem? A discussão se qualquer assunto passa pelo coletivo e aceitação do enfoque.


Abertura:








Palestra e discussão em plenária do eixo VI




Destaque para alguns professores presentes:




Professores e o vereador Jaelson Stuqui do PT de Mirassol



Plenária de fechameno dos eixos escolha dos delegados










Nenhum comentário:

Postar um comentário